domingo, 2 de junho de 2013

                                   Poluição Térmica

      Consiste no aquecimento das águas naturais pela introdução de águas quentes utilizadas na refrigeração de refinarias siderúrgicas e indústrias diversas. A poluição térmica combinada e reforçada com outras formas de poluição pode empobrecer o ambiente de forma imprevisível. Embora tendo um considerável impacto ecológico, é , talvez, uma das formas de poluição menos conhecida, o que decorre do fato de não ser diretamente visível. Muitas indústrias e quase todas as estações de produção de energia, descarregam efluentes super aquecidos no ambiente aquático. 

http://www.alunosonline.com.br/upload/conteudo_legenda/765f14f18a0cdbbc89a2868c4289909f.jpg    

 Possíveis Consequências:

   * O crescimento da temperatura faz com que espécies mais sensíveis desapareçam. Por exemplo, o desaparecimento da Truta (peixe) em rios que ocorreu um aumento da temperatura.

   * Diminuição da quantidade de oxigênio  dissolvido na água (a água quente comporta menores quantidades de oxigênio dissolvido que a água fria), podendo conduzir a situações de asfixia.

   * Favorecimento do desenvolvimento bacteriano, em consequência da aproximação ao ótimo térmico de algumas dessas espécies.

   * Perturbações na reprodução, já que os jovens , assim como os ovos são, na regra geral , muito pouco tolerantes ( toleram temperaturas acima de 40°C e reproduzem-se nessa temperatura em menos de 24 horas).

   * Morte por choque térmico, causada, por exemplo, pela alteração brusca da temperatura de um ribeiro junto é conduta de saída de um afluente sobre aquecido.

   * Diminuição da diversidade da fauna e da flora aquática.

   * Perturbações na alimentação dos animais aquáticos, por alterações no Zoo e Fito plâncton ( formado por organismos vegetais, em sua grande maioria microscopia).

   O aumento da temperatura causa vários efeitos:

    Para os seres vivos, os efeitos da temperatura dizem respeito a aceleração do metabolismo, ou seja , das atividades químicas que ocorrem nas células. A aceleração do metabolismo provoca aumento da necessidade de oxigênio e, por conseguinte, na aceleração do ritmo respiratório. Por outro lado, tais necessidades respiratórias ficam comprometidas, porque a hemoglobina ( Pigmentos vermelhos de sangue ) tem pouca afinidade com oxigênio aquecido. 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhb5FnhJjhCtJmmO2AUbuR7Dqvse5MxIXkhDxcq4mKKi25xkpxPVDzYM4ujmMMa7lQgmIcsiefxOWdG42zEBepIPlBRWWuEjG0kQUMgeCg5vD9tC9HScLHs0LH6MwsWxrdEpchRLSoY6kWa/s1600/Polui%25C3%25A7%25C3%25A3o+-+Polui%25C3%25A7%25C3%25A3o+T%25C3%25A9rmica1.jpg 

Nenhum comentário:

Postar um comentário